Por que trabalhar seu períneo durante a gestação é importante?
O períneo é a região localizada entre a vagina e o ânus, que sustenta todos os órgãos pélvicos. Ele é muito exigido durante a gravidez, por conta do sobrepeso. E no parto, já que o bebê passa através dele para nascer, então seu papel é de protagonista. Já que tem motivos suficientes para investir em exercícios para essa musculatura ao longo dos nove meses, separei algumas sugestões, são elas:
Exercícios de Kegel
Devem ser realizados ao longo de toda a vida e estão liberados durante a gestação inteira.
Como fazer: contraia a vagina e o ânus, como se estivesse puxando-os para dentro e para cima do seu corpo, sem usar outros músculos (como os do abdômen e das pernas) e sem prender a respiração. Mantenha a musculatura contraída o máximo que puder. Em seguida, vá relaxando, devagar. Ao voltar à posição inicial, empurre os músculos para fora e, então relaxe.
Massagem perineal
Deve ser feita a partir da 32ª semana de gravidez pela fisioterapeuta ou por seu companheiro.
Como fazer: lave bem as mãos, com água e sabão, e encontre uma posição confortável. Passe algum óleo vegetal, preferencialmente aquecido em banho-maria, no polegar e insira vagina. Faça pressão para baixo e deslize o dedo pela parede inferior. Mantenha a pressão e sinta a musculatura sendo estendida. Deslize, subindo pelas laterais e fazendo a forma de um U. Finalize com movimentos circulares.
Epi-no
É um dilatador vaginal fabricado na Alemanha. Trata-se de uma pequena pera de látex que deve ser introduzida na vagina e insuflada até o limite que a gestante suportar. Depois, é só retirá-la devagarinho.O dispositivo pode ser usado diariamente, a partir da 34ª semana de gestação. Mas, atenção: o uso do Epi-no requer orientação profissional – seja de um obstetra, seja de um fisioterapeuta especializado, para evitar fissuras na mucosa vaginal.
GISELLI OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA PÉLVICA
CREFITO 4 121471F