Prevenção ao suicídio: um trabalho feito a muitas mãos
Em um mundo onde tudo é feito para manter a vida a qualquer custo e falar sobre a morte é um tabu, ainda encontramos muitas dificuldades para falar em suicídio.
Mas por que é tão importante falar sobre o tema?
O suicídio possui muitos impactos, entre eles os sociais e emocionais. Não afeta uma única pessoa mas todo o seu círculo social.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) evidenciam que o suicídio tem aumentado nas últimas décadas e está entre as dez principais causas de morte, ficando entre as três causas mais frequentes entre jovens e adolescentes.
Existem grandes desafios nas buscas por respostas acerca do tema. Fatores psicológicos, culturais e psiquiátricos estão entre eles.
De uma coisa não podemos esquecer: o indivíduo está em sofrimento, existe uma vulnerabilidade psíquica que precisa ser compreendida.
Dizemos que muitas vezes, a pessoa não quer se matar. Ela busca exterminar a dor e por isso busca um método que a leve a morte.
A prevenção do suicídio deve ser trabalhada em diferentes contextos, entre eles:
Falar sobre o tema ainda é o melhor remédio.
Ao contrário da crença popular, falar a respeito de suicídio não faz as pessoas pensarem em cometê-lo. Ao contrário, sentem-se aliviadas por falar abertamente sobre o assunto, e dessa forma, podem receber acolhimento e incentivo para buscarem a ajuda necessária.
Camila Alves
Psicóloga