Relação das dores com os maus hábitos
Grande parte da população já sofreu algum incômodo em alguma parte do corpo, isso pode ocorrer em qualquer idade.
A queixa principal é a dor mas, ela pode gerar incapacidade funcional em diversos níveis e sofrimento. Doenças osteomioarticulares são muito comuns também, por fatores de estilo de vida devido aos maus hábitos como inatividade física regular, alimentação, pouca ingestão de água e problemas relacionados ao sono. Esses fatores podem contribuir para dores articulares e musculares e perdas funcionais. O corpo humano precisa ser estimulado positivamente para que funcione adequadamente sem adaptações e compensações corporais alterando a estrutura biomecânica e fisiológica.
Muitas doenças adquiridas como bursites, tendinites, contraturas musculares devem ser prevenidas e tratadas por um profissional especializado.
A fisioterapia tem um papel importante na prevenção e tratamento dessas doenças osteomioarticulares, avaliar, prescrever e tratar as desordens biomecânica melhorando a função, promovendo melhor qualidade de vida.
Negligenciar o problema estabelecido é dar um passo para trás. Autodiagnosticar, automedicar pode mascarar os sintomas e potencializar a doença. Deixar de buscar um tratamento pode agravar os sintomas e tornar o tratamento mais longo e menos eficaz.
Pablo Soares
Fisioterapeuta