Síndrome de Down (SD)
Vamos aprender mais? Hoje vamos falar um pouco sobre a Síndrome de Down.
Presente em 1 criança a cada 100 nascimentos em todo mundo, continua sendo a mais pesquisada e estudada, tanto na infância quanto em fases mais tardias do ciclo de vida humana.
Após confirmação diagnóstica, crianças com SD, devem ser incluídas em vários eixos de cuidados e intervenções para assegurar adequado crescimento e desenvolvimento.
Alguns objetivos de uma equipe interdisciplinar:
. redução dos efeitos do déficit ou desenvolvimento geral da criança;
. otimizar ao máximo seu desenvolvimento;
. reduzir aparecimentos de déficits secundários;
. atender as necessidades da família;
. considerar a criança como sujeito ativo na intervenção;
. considerar a família o principal agente da intervenção.
Na escola, o professor deve conhecer as potencialidades do seu aluno, assim como suas dificuldades cognitivas e comportamentais.
É essencial a participação da família assim como dos profissionais que trabalham com a criança fora da escola.
Algumas estratégias para sala de aula: adaptação do currículo, suporte concreto e visual, fragmentação de conteúdos, utilizar linguagem clara e comandos simples de repetição.
Dessa forma a criança com SD pode conquistar autonomia e independência mais rápido.
Karla Magalhães
Neuropsicopedagoga