COVID-19: As sequelas na saúde mental
O impacto da covid-19 no desenvolvimento de transtornos mentais estão se tornando cada vez maiores. Com o início da pandemia, o surgimento de um vírus pouco conhecido e letal, as inseguranças, o medo de se infectar, o isolamento social nos trouxeram danos psicológicos.
A pandemia contribuiu para o aumento de doenças mentais como a ansiedade e a depressão e as pessoas que tiveram covid estão mais propensas a serem diagnosticadas com essas doenças. A sequelas neuropsiquiátricas acontecem devido ao vírus causar inflamação do sistema nervoso central e assim atrapalhar a funcionalidade do cérebro, como a capacidade de produzir neurotransmissores, como a serotonina. Níveis baixos da substância são associados a depressão, por exemplo. O vírus invade o sistema nervoso central e ataca algumas células como os neurônios.
Além das sequelas físicas mais comuns como dificuldade de respirar, perda de paladar e olfato, fraqueza da covid-19 deixa sequelas neuropsiquiátricas, como lentidão de raciocínio e capacidade execução, diminuição da memória, concentração e atenção, desânimo, mau humor, irritabilidade, perturbações do sono, ansiedade, crises de pânico, depressão, stress pós traumáticos, são os mais frequentes que afetam saúde mental e transformam cotidiano.
Diante do resultado positivo para covid-19 que pode ser bastante traumático, o medo de morrer, de infectar outras pessoas, de perder pessoas queridas, o luto e as preocupações financeiras são pensamentos capazes de gerar impactos negativos em nossa saúde mental.
É importante estar atento aos sintomas emocionais, mesmo após o período de recuperação, pois manter a saúde mental harmonizada contribui para aumentar e controlar os níveis de imunidade, reduzir os impactos físicos, além de promover a sensação de bem-estar que o indivíduo precisa para valorizar cada detalhe de seu cotidiano.
Existem alguns grupos de pessoas em que as sequelas da pandemia na saúde mental podem ser notadas:
▪️Profissionais da saúde: síndrome de burnout e transtornos de ansiedade
▪️Pessoas em isolamento social: sintomas de ansiedade, depressão, fobia social além de pânico e transtorno obsessivo-compulsivo
▪️Pacientes curados da covid-19: depressão, stress pós traumático
▪️Idosos: demência e comprometimento cognitivo leve
A saúde mental não deve ser menosprezada no pós-covid. É importante ficar atento ao sintomas e buscar ajuda de uma equipe multidisciplinar para diminuir os efeitos negativos promovendo o bem-estar geral.
Gorete Cristina – Psicóloga
CRP 04/14938