Quer saber mais sobre o instituto Busquet? Conheça os nossos serviços.              Leia mais      
Blog

A Fonoaudiologia e o Envelhecimento

publicado por Instituto Busquet - 24/03/22

O envelhecimento é uma fase da existência em que várias adaptações são necessárias para mantermos a boa qualidade de vida.

Numa sociedade, onde a quantidade de idosos aumenta, vários recursos e especialidades estão cada vez mais capacitadas a ajudar esse público a manter-se ativo dentro de suas necessidades e prazeres.

A Fonoaudiologia é mais um setor capaz de auxiliar o idoso a manter seu bem estar.

Ao contrário do que muitos imaginam, a Fonoaudiologia vai muito além do “ensinar as crianças a falar”. Atuamos com todos os públicos em relação à faixa etária, habilitando e reabilitando sua capacidade comunicativa e outras competências, como habilidades cognitivas e de alimentação.

Então, como a Fonoaudiologia pode auxiliar os idosos?

  1. Fala – com o passar dos anos, toda a musculatura corporal vai tornando-se mais frágil e com menos força. E com os músculos responsáveis por produzir a voz não é diferente. Podemos auxiliar através de exercícios, a manter esses músculos realizando com bom desempenho sua função, tendo assim, uma voz com boa qualidade para ser compreendida em todos os ambientes.
  2. Cognição – A Fonoaudiologia na terceira idade pode contribuir em algo que é muito comum nessa fase da vida, que é perda da capacidade cognitiva. Através das estimulações, podemos melhorar a memória dos idosos, garantindo assim mais autonomia na sua rotina diária. Além de também promover a prevenção das funções cerebrais.
  3. Melhora na alimentação – uma das defasagens que mais impacta o idoso, é a possibilidade em surgir dificuldade em deglutir alimentos , o que muitas vezes o leva a um distanciamento social, pelo receio de engasgar-se em confraternizações, simples almoços ou mesmo dificuldade em engolir seus remédios. O trabalho de fortalecimento muscular, gera a adequação dos músculos responsáveis pela deglutição, evitando assim riscos à saúde do idoso, como pneumonias causadas pela disfagia (dificuldade em deglutir).

Lembramos que a atuação da Fonoaudiologia não está restrita à reabilitação, a prevenção é fundamental para que não chegue a alterar a qualidade de vida e rotina diária dessa população.

Assim, não espere que sintomas como não conseguir mais cantar as músicas que gosta, não conseguir mais falar em público por que a voz esta “baixinha”, engasgos frequentes nas refeições, alteração na memória recente e antiga , para procurar um profissional capacitado.

Michelle de Almeida Portela

Fonoaudióloga

CRFa 6-4268

Leia Mais
(32) 3321-7902
Rua Dr. José Cesário, 83. Bairro Passos Juiz de Fora - MG
contato@institutobusquet.com.br
Entre em contato conosco para saber mais!                Enviar e-mail agora