Quer saber mais sobre o instituto Busquet? Conheça os nossos serviços.              Leia mais      
Blog

Vaginismo: o medo da entrega

publicado por Instituto Busquet - 01/07/21

Quando o assunto é uma relação sexual consentida, entre dois parceiros felizes e a vontade de estarem juntos na cama, estamos destacando uma relação sexual plena, coisa que não acontece com mulheres com vaginismo. Vaginismo é uma disfunção sexual que está relacionada com a contração involuntária da musculatura do assoalho pélvico dificultando ou não permitindo uma penetração, podendo essa dificuldade ser em uma relação sexual ou até mesmo em um exame ginecológico.

Por ser uma disfunção que está associada a parte física e também psicológica, ela pode ser gerada por uma série de fatores, destacando mulheres que vieram de abuso sexual, relação sexual mal concebida ou até mesmo uma má formação da sexualidade devido a cultura familiar, não sendo permitida a masturbação e a fala sobre a sexo com os pais.

Isso pode causar sérios problemas quando a mulher chega na vida adulta e se vê com uma disfunção onde ela mesma ainda não entende ou compreende porque adquiriu. Isso leva a mulher a um estado psicológico alterado pela vergonha, dor, ansiedade, constrangimento e o principal: o medo. Medo do que o parceiro, os amigos e família vão achar, isso tudo leva a mulher a ter medo da entrega na hora de uma relação sexual.

Com os pensamentos negativos ela se fecha cada vez mais para o sexo, pois sabe que aquilo é incômodo, que aquilo é ruim e que vai doer, a leva a um estado antecipado de resposta do corpo de contração involuntária da musculatura do assoalho pélvico, isso acaba se tornando um ciclo vicioso, piorando a disfunção cada vez mais.

O mais importante é a mulher entender que esse tipo de disfunção tem tratamento, podendo chegar a cura e que ela a partir daí pode viver sua sexualidade de forma normal, sem medo, sem vergonha e plena.

Aprender sobre sexo e autoconhecimento corporal é um dos primeiros caminhos, porque a maioria das mulheres com vaginismo não se conhecem, não se veem e não se tocam, isso é uma questão importante a ser tratada, porque se você não sabe onde são seus pontos de prazer e o que é bom para você, o seu parceiro dificilmente adivinhará.

Esse autoconhecimento é a chave para acabar com a vergonha, ansiedade e medo da entrega na hora H, porque a mulher se torna mais confiante sobre seu corpo, sobre si mesma fazendo com que ela tenha mais atitude na hora da relação sexual, tornando-a prazerosa e saudável.

Giselli Oliveira

Fisioterapeuta Pélvica

Leia Mais
(32) 3321-7902
Rua Dr. José Cesário, 83. Bairro Passos Juiz de Fora - MG
contato@institutobusquet.com.br
Entre em contato conosco para saber mais!                Enviar e-mail agora