História do Pilates
O pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates, que na sua infância sofreu com diversos problemas de saúde, como asma, febre reumática e raquitismo. Por conta disso na sua juventude, Joseph se dedicou a melhorar seu condicionamento físico e sua respiração,
Ele que já praticava yoga, boxe e outras atividades físicas, foi sozinho expandindo seus conhecimentos nas áreas de anatomia, fisiologia e cinesiologia.
Durante a Primeira Guerra Mundial, foi preso na Inglaterra por ser alemão e começou a desenvolver um plano de exercício de Pilates, incentivando, inclusive, seus colegas de confinamento. Usava as molas das camas e colchões para criar resistência aos exercícios, dando origem posteriormente aos aparelhos Cadillac e Reformer. Depois da Guerra voltou para Alemanha e treinou diversos membros do Exército Alemão.
Em 1929 , já em Nova York, ele criou, junto com sua esposa, o primeiro studio de Pilates, inicialmente chamado de Contrologia, pois eram exercícios que usavam a mente pra controlar o corpo.
Joseph Pilates faleceu aos 83 anos, porém sua família continuou espalhando esse método pelo mundo.
O método engloba exercícios físicos que utilizam do peso do próprio corpo ou de molas para criar resistência ao exercício a ser realizado, sendo que o principal objetivo é realizar esses exercícios de forma mais concentrada possível, utilizando a respiração sempre como aliada.
A contrologia, tanto falada por Joseph, une o controle do corpo através da mente, que nada mais é unir essa concentração ao fazer qualquer tipo de exercício, buscando o equilíbrio e harmonia na realização do mesmo.
O método ajuda a corrigir particularidades de cada individuo, seja ela: falta de flexibilidade, força muscular, ativação do abdômen, limitações de amplitude de movimento, mobilidade da coluna, rigidez muscular, dentre outros desequilíbrios encontrados no corpo humano.
Os principais equipamentos, também conhecidos como corretidos, não tem uma ordem pré estabelecida, pois os exercícios são sempre focados na necessidade de cada indivíduo.
Porém os mais conhecidos e utilizados são:
– Reformer: uma estrutura que desliza sobre uma plataforma utilizando o peso do corpo contra a resistência das molas para o fortalecimento ou alongamento axial.
– Cadillac: o maior dos equipamentos, utiliza das molas, barras e acessórios para auxiliar ou desafiar o indivíduo nos exercícios realizados.
– Chair: a “cadeira” desafiadora exige controle e alinhamento postural, flexibilidade e força muscular.
– Barrel: que trabalha, principalmente, na busca de flexibilidade de tronco e equilíbrio postural.
Além desses equipamentos, utilizamos também alguns acessórios, como: bolas suíças, faixas e camas elásticas, pranchas de equilíbrio e anel circular.
O Pilates, é um método bastante completo, englobando cada paciente na sua individualidade, e por conta disso pode ser feito por crianças, adultos, idosos, atletas, gestantes, pacientes com dores crônicas e outras patologias.
Larissa Caetano
Fisioterapeuta
CREFITO – 4/187747F