Quer saber mais sobre o instituto Busquet? Conheça os nossos serviços.              Leia mais      
Blog

Como funciona a Reabilitação Cardiovascular?

publicado por Instituto Busquet - 09/09/20

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Reabilitação Cardiovascular é: “o conjunto de atividades necessárias para assegurar às pessoas com doenças cardiovasculares condição física, mental e social ótima, que lhes permita ocupar pelos seus próprios meios um lugar tão normal quanto seja possível na sociedade”.

Um programa de Reabilitação Cardiovascular deve ter como objetivo melhorar o estado fisiológico, psicológico e social dos pacientes que fazem parte do programa, baseando-se em uma intervenção multidisciplinar, ou seja, com fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, etc.


A Reabilitação Cardiovascular ocorre em 4 fases, na fase 1 o paciente ainda se encontra no hospital. É orientado a realização de exercícios sempre em baixa intensidade com objetivo do movimento precoce; a fase 2 ocorre logo após a alta hospitalar, o indivíduo necessita de vigilância e atendimento de forma individualizada, a duração é variável, mas dura em média de um a três meses; as fases 3 e 4 tem uma duração indefinida, a diferença entre as duas está no fato de que na fase 4 pode obter o controle a distância. A prescrição deve ser atualizada periodicamente para adaptar-se ao perfil e comorbidades de cada paciente.


Nas fases 2, 3 e 4 devem ser incluídos exercícios aeróbicos, exercícios de resistência, exercícios de flexibilidade e treinamento da musculatura respiratória. Uma boa avaliação é fundamental para prescrição de exercício adequada com base nos aspectos individuais de cada paciente.


Há uma grande associação entre o tempo de sedentarismo e maior mortalidade por todas as causas, dentre elas a mortalidade cardiovascular. Devido a isso, para a promoção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares e problemas secundários ao sedentarismo como, fraqueza muscular, dispneia, cansaço, menor disposição, maior dependência, etc, as diretrizes têm recomendado pelo menos 75 minutos semanais de exercícios de alta intensidade ou 150 minutos semanais de exercícios de intensidade moderada.


Não só pessoas com doenças cardiovasculares participam do programa de Reabilitação Cardiovascular, diversos indivíduos se beneficiam com a intervenção, dentre eles estão indivíduos com hipertensão, diabetes, síndrome metabólica, dislipidemia, obesidade, tabagistas, pós-operatório de bariátrica, descondicionamento cardiopulmonar (cansaço, fraqueza, dispneia), pacientes em tratamento oncológico e etc.

Gabriela Matos

Fisioterapeuta

293160-F

Leia Mais
(32) 3321-7902
Rua Dr. José Cesário, 83. Bairro Passos Juiz de Fora - MG
contato@institutobusquet.com.br
Entre em contato conosco para saber mais!                Enviar e-mail agora