A Atuação da Fonoaudiologia nos Tratamentos Ortodônticos
Dentro dos objetivos da Fonoaudiologia, temos a prevenção, habilitação e reabilitação de funções relacionadas à audição, fala, voz, mastigação, respiração, deglutição, sucção, entre outras. Para isso, inclui a maioria dos sentidos como o ouvido, o nariz, a boca. Mas o que a Fonoaudiologia tem a ver com a saúde bucal?
Saúde bucal vai muito além de ter dentes brancos, mas também o equilíbrio funcional e anatômico das estruturas relacionadas à motricidade oral, tanto a estrutura dentária e óssea como a muscular.
Aqui encontramos a contribuição dessa especialidade.
Sabe-se que alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Assim como estas mesmas funções, quando não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações dentárias.
Os fatores que contribuem para o mau posicionamento dos dentes são muitos e entre eles podemos citar:
Ressaltamos a enorme importância do trabalho conjunto entre a Fonoaudiologia e Ortodontia.
O ortodontista auxilia o paciente posicionar corretamente sua oclusão com a utilização do aparelho ortodôntico, mas é o fonoaudiólogo quem atua no aperfeiçoamento do posicionamento e funcionamento da musculatura da língua, bochechas e dos lábios. Assim, o processo de mastigação, deglutição e succção de alimentos torna-se muito melhor e simples.
A atuação objetiva aos pacientes com essa demanda, resume-se em realização de exercícios de simples execução, dependendo da disciplina dos pacientes para termos um resultado satisfatório em um tempo não prolongado, tanto da terapia fonoaudiológica como do uso do aparelho.
Michelle de Almeida Portela
Fonoaudióloga CRFa 4 4268