Já ouviu falar em fisioterapia oncológica?
O número de pessoas com câncer no Brasil e no mundo cresce cada vez mais e a fisioterapia exerce um papel fundamental na assistência qualificada e no acompanhamento desses pacientes, principalmente diante dos efeitos adversos do tratamento local ou sistêmico, atuando inclusive, na prevenção, por meio da participação em projetos multiprofissionais e interdisciplinares.
Sabe-se que o acometimento oncológico, de acordo com sua topografia, envolve órgãos e sistemas musculoesqueléticos próprios. E com isso, há prejuízos anatômicos e funcionais, muitas vezes adquiridos no ato cirúrgico, durante o tratamento ou por força da própria doença.
A fisioterapia em oncologia é a especialidade que estuda e trata esses efeitos sobre os órgãos e sistemas, a fim de preservar e manter a integridade de determinadas estruturas-alvo, prevenir complicações e restaurar ou minimizar distúrbios, disfunções e/ou sequelas eventualmente instaladas.
A complexidade da apresentação e evolução do câncer e os constantes avanços científicos em oncologia, traduzidos em novos métodos diagnósticos e terapêuticos, requerem conhecimentos específicos e atualizações permanentes dos profissionais especialistas.
O fisioterapeuta especialista em oncologia é o profissional qualificado para oferecer assistência aos pacientes oncológicos, com capacitação para avaliar, diagnosticar e tratar quaisquer distúrbios, disfunções e deficiências que possam afetar a funcionalidade de sistemas como: respiratório, vascular, sensorial, musculoesquelético, tegumentar, dentre outros.
Nesse sentido, a aplicação especializada e correta da estratégia e técnica fisioterapêutica, promoverá, a redução de sequelas, minimização das dores, a recuperação funcional e a melhora do paciente como um todo.
Cláudia Oliveira
CREFITO 4/106531