Atraso no desenvolvimento da fala
Atraso de linguagem é um dos problemas mais comuns em pré-escolares e já pode ser detectado a partir dos 2 anos de idade. Entretanto, mesmo um sutil atraso merece atenção. Metade das crianças com atraso de fala dos 24 aos 30 meses pode vir a apresentar inabilidades mais severas com 3 e 4 anos.
O atraso de linguagem pode ser detectado através da avaliação do número de palavras que a criança fala e que a criança compreende. A extensão do vocabulário é, inclusive, uma importante medida da habilidade intelectual.
No desenvolvimento normal de linguagem, uma criança com 2 anos de idade fala espontaneamente pelo menos 50 palavras. Além disso, nessa fase, já há combinações de 2 a 3 palavras na fala. Se sua criança estiver muito anterior à isso, pode ser um sinal de um atraso ou distúrbio de linguagem.
Vários são os fatores que podem interferir no bom desenvolvimento da fala da criança, por exemplo:
Se a criança apresentar alguma alteração das que foram citadas, deve-se investigar, e não relacionar à “preguiça”. Ela pode, sim, estar passando por um momento típico do desenvolvimento, mas também pode não ser isso. Na dúvida, não espere! Procure um fonoaudiólogo! Talvez o que o seu filho tenha seja um atraso no desenvolvimento da linguagem. E, se for isso, tem tratamento!
O Fonoaudiólogo é o profissional capacitado a avaliar as habilidades e inabilidades linguísticas da criança, orientando a família a como melhor estimular a linguagem. No caso de alterações, esse profissional realizará a terapia fonoaudiológica. Quando houver uma investigação diagnóstica multidisciplinar, ele também poderá sugerir os encaminhamentos para otorrinolaringologista, neurologista, ou outros profissionais que ele avaliar necessários.
Assim, se você tiver dúvidas ou achar que o seu filho ainda não se comunica como as demais crianças da idade dele, procure um Fonoaudiólogo
Michelle de Almeida Portela
Fonoaudióloga – CRFa MG 4268
Especialização em Linguagem
Formação em Eletrofonoterapia
Capacitação em uso de bandagem terapêutica